A Avecom te dá algumas dicas importantes para saber se seu ovo está bom! Acompanhe conosco!

Que o ovo é um super alimento o blog da Avecom já te contou. Vitaminas, nutrientes e a colina são características marcantes e fazem do ovo um dos alimentos mais indicados para o consumo em qualquer fase de vida do ser humano. Mas a correria do nosso dia a dia, e muitas vezes a falta de informação faz com que não tenhamos certeza que o ovo que compramos ou armazenamos está em boas condições para consumo.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas rápidas mas com explicações que vão te deixar mais seguro (a) antes de começar a preparar o alimento.

CURIOSIDADE 1: Você sabia que a casca do ovo é considerada porosa por ser composta por cálcio? Sendo assim ela pode ter furinhos minúsculos.

DICA 1: Observar minuciosamente a casca do ovo.

Segundo a engenheira de alimentos Luana Garcia, a casca de ovo é composta por cálcio, isso mesmo, a mesma substância que compõe os nossos ossos, e por este motivo é considerada porosa. Esta é a grande discussão que leva os profissionais do setor de vigilância a apostarem no ovo líquido ou em pó (acesse o conteúdo aqui – vamos inserir o hyperlink de acesso), porque em alguns casos a casca pode ser porta de entrada para bactérias e afins. Nem sempre estes micro poros estão visíveis a olho nu, mas observar a casca é uma regra básica, aliada as regrinhas que vem a seguir!

 

CURIOSIDADE 2: Você sabia que a data de validade do ovo é 60 dias após a postura?

DICA 2: Olhar o prazo de validade antes de armazenar.

A validade de um ovo após a postura é de 60 dias, porém, o alimento passa por diferentes processos como embalagem e distribuição até chegar nos estabelecimentos. Então em média, as caixinhas oferecem um mês (30 dias) de validade. Fique de olho!

CURIOSIDADE 3:  Além da clara e da gema dentro do ovo também encontramos sabe o que? Ar!

DICA 3: Coloque o ovo na água para observar se ele vai flutuar.

Você já ouviu aquela história de colocar o ovo na água para ver se ‘bóia’ (fica na superfície) ou não? Nós te explicamos o porquê desta prática. Dentro do ovo temos a chamada ‘câmara de ar’ localizada entre a membrana externa e interna da casca. Veja:

Resultado de imagem para anatomia do vov

A câmara de ar desenvolve a função de armazenar o ar para o futuro embrião. Quanto mais antigo for o ovo, a quantidade de ar dentro dele aumenta devido à perda de umidade, e é este ar que faz o ovo boiar sinalizando que o mesmo está velho. Ou seja, a câmara de ar atua também com uma referência em prol do consumidor.

Você que estava acostumado a comprar o ovo e deixá-lo na geladeira ou armário sem maior atenção, agora tem uma oportunidade de olhar para o alimento de uma forma diferente e mais consciente.

Nos encontramos novamente no próximo texto. Até lá!