Estamos conectados. A internet nos uniu de uma forma em que podemos estar “on” 24 horas por dia e nos permitiu interagir em tempo real com tudo e com todos. Mas, e quando o assunto é empreendedorismo? No que este cenário influenciou? Acompanhe o texto e descubra.

A mobilidade ou as chamadas “ferramentas mobile” são condições mais que necessárias para o bom desenvolvimento do seu negócio e da sua gestão. Isso porque elas estão diretamente ligadas a alguns tópicos importantes: velocidade e otimização dos processos, motivação dos colaboradores, afirmação da marca perante o mercado e clientes como moderna e atualizada, integração dos processos, maior clareza entre as informações internas e externas, etc. Tudo isso gera algo que todo empreendedor quer ver em sua empresa: lucratividade.

Muito além do resultado positivo gerado por este emaranhado de situações entrelaçadas pelas ferramentas mobile, um item é de muita importância para o negócio como um todo, em especial para a equipe que gerencia a empresa: ter extremo e exato controle do que está acontecendo. A mobilidade permite que os líderes estejam informados em tempo real do que acontece nos bastidores, na relação com o cliente, no fluxo de caixa etc.

Ter controle do andamento dos processos é a grande chave para a melhoria da gestão trazida pela mobilidade. Você quer exemplos? Então vamos lá!

Independente do setor, a mobilidade na gestão é essencial para o controle dos números do seu negócio

Não somente as empresas voltadas para a tecnologia precisam do sistema de gestão mobile. Segundo Eder Balbino, estatístico, empreendedor e data scientist, não possuir este tipo de ferramenta faz com que a empresa esteja muito mais vulnerável.

“Todas as informações passam a ser contabilizadas e registradas, independente de onde o colaborador ou cliente esteja. O líder fica ciente de todas as esferas do negócio, os colaboradores podem acessar o sistema também, além do controle financeiro e contábil. Ou seja, as informações que anteriormente ficavam soltas passam a ser registradas, o que otimiza a produtividade e diminui as perdas em geral”, afirmou Balbino.

Empresa do setor agro utiliza ferramentas mobile para controlar irrigação das lavouras

Controlar os sistemas de irrigação das lavouras pelo celular é uma das novas realidades de uma empresa do setor agro no triângulo mineiro. Tudo é feito online, o início, os intervalos, o encerramento, a conferência de resultados. Não é mais necessário estar no local para fazer estes procedimentos.

Tecnologia aliada a gestão? Exatamente! O diretor presidente da Algar Farming, Marlos Ferreira, conta que este tipo de iniciativa não beneficia apenas a logística em si, mas todo clima organizacional da empresa. “O sistema mobile que irriga as lavouras proporcionou um resultado positivo não somente nos números, mas as pessoas em si sentem-se mais valorizadas ao trabalharem em uma empresa que investe e se preocupa com inovação”, afirmou Ferreira.

Quer saber mais sobre a importância dos serviços mobile e direcionamentos para um dar “up” no seu negócio? Fique ligado no blog da Avecom que traremos mais conteúdo com esta temática para você.