Ovo: Quais benefícios esse superalimento nos traz?

Frito, cozido ou mexido? O ovo faz parte da cozinha brasileira e por ser um ingrediente tão comum e barato a gente nem imagina quão grande é a lista de benefícios que ele traz para a nossa saúde. Vamos conferir alguns deles! Esse alimento é muito nutritivo, contendo boa parte das vitaminas do complexo B, possui um teor elevado de ferro, o que evita anemias.

Além disso, contém os antioxidantes cuja a função é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. Encontramos nos ovos também a chamada ‘colina’. Segundo o Instituto Ovos Brasil, “a colina é a vitamina integrante dos fosfolipídios, estruturas essenciais na composição de membranas celulares e da fosfatidilcolina, também componente destas membranas.

Além de atuar na sinalização celular, no metabolismo e no transporte de lipoproteínas, o nutriente auxilia na formação da esfingomielina, substância que forma a bainha de mielina, uma composição importantíssima que envolve o neurônio e fundamental para a transmissão de impulsos nervosos.

Porém, um dos motivos pelo qual o ovo é considerado um superalimento é que ele possui substâncias importantes para nosso organismo em cada fase da nossa vida. Criança, adulto, gestante ou idosos. O ovo auxilia a todos!

BENEFÍCIOS PARA GESTANTES

A gestante precisa de mais vitaminas do que um outro indivíduo, por isso o ovo é um produto tão importante. O folato, ou ácido fólico também presente no ovo é um nutriente que as grávidas precisam em maior quantidade na gestação.

A falta dele pode causar partos prematuros, por isso é tão indicado o consumo do alimento para as grávidas.

BENEFÍCIOS PARA OS IDOSOS

É considerado idoso o indivíduo que passou dos 60 anos de idade. Neste período, ocorrem diversas alterações funcionais, bioquímicas além das psicológicas e emocionais particulares de cada um. A questão é que com o avanço da idade uma perda no equilíbrio de nutrientes é gerada no corpo; por
isso o consumo de ovo é destaque para a terceira idade. Além disso, ele traz a vitamina acetilcolina, responsável pela condução do impulso nervoso nos neurônios relacionados a memória, que costuma sofrer
alterações na melhor idade.

BENEFÍCIOS PARA ESPORTISTAS

Para os esportistas o ovo é uma escolha praticamente garantida. Isso se deve por causa da albumina presente na clara do alimento; a proteína é responsável pelo crescimento muscular e influencia diretamente no desenvolvimento do atleta.

Ao lado da albumina, as vitaminas e demais proteínas presentes no ovo ajudam a compor a dieta balanceada dos competidores.

BENEFÍCIOS PARA CRIANÇAS

O ovo é rico em nutrientes essenciais para o desenvolvimento da criança. O ferro, em especial, ajuda no combate a anemia infantil e traz mais disposição para atividades físicas. A colina que citamos no início do texto cumpre um papel importante para o desenvolvimento físico e cognitivo dos pequeninos.

Ficou surpreso com todas as boas possibilidades trazidas pelo ovo? Se quiser saber mais entre no site do Instituto Ovos Brasil, a instituição se dedica, sem fins lucrativos, a fomentar a pesquisa e divulgação dos benefícios do alimento. Acesse: www.ovosbrasil.com.br